Workshop B: Soluções Geográficas Google

Workshop B: Soluções Geográficas Google


Formadores: Lisbeth Christina, Luís Antunes e Vânia Carlos.


Programa:   

1.- Apresentação das Ferramentas geográficas Google:

          a) Google Maps

          b) Google Street View

          c) Google My Maps

          e) Google Earth Pro



Sobre os Formadores: 

Lisbeth Christina, Com mais de 10 anos no setor dos SIG Municipal e especializada em ferramentas Open Source, é mestre em Engenharia Geográfica pela Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade de Coimbra e bacharel em Engenharia Geográfica pela Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda da Universidade de Aveiro. É técnica de SIG na Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, onde é mentora e coordenadora do projecto “Levantamento Cadastral”. Trouxe para Portugal, em 2003, a comemoração do GISDAY com o objetivo de divulgar os Sistemas de Informação Geográfica. Foi quem recebeu a Líderança para Portugal do GEG (Google Educator Group) por ser aficionada das soluções Google.


Luís Correia Antunesnatural de Castelo Branco mas residente na Ilha da Madeira desde 2004, é um aficionado das novas tecnologias geográficas e dá formação a professores à 10 anos. Licenciado em Engenharia Geográfica pela Faculdade de Ciências da UL e Mestre em Geo-Recursos pelo Instituto Superior Técnico. Neste momento trabalha no Instituto de Administração da Saúde, IP-RAM em epidemiologia e entomologia espacial motivado pelo controlo e prevenção de doenças emergentes transmitidas por vectores (como Dengue, Zika, chikungunya, etc). Desde 2013 é autor do projeto educativo sem fins-lucrativos Google Earth na Sala de Aula tendo já criado mais de 30 recursos cartográficos gratuitos para toda a comunidade educativa.

 

Vânia Carlos é investigadora em pós-doutoramento no Departamento de Educação da Universidade de Aveiro (CIDTFF), no âmbito do projeto Erasmus+ “ENAbLE - Educational Advancement of ICT-based spatial Literacy in Europe” (http://enable-project.eu/). Geógrafa de formação base, para além da sua experiência académica em investigação em educação, com PhD em Multimédia em Educação (pela UA) e mestrado em Sistemas de Informação Geográfica (pelo IST), detém experiência profissional significativa como consultora SIG (ESRI Portugal, Lisboa) e em planeamento e ordenamento do território (Ventura da Cruz, Planeamento), tendo trabalhado diretamente com várias autarquias a nível nacional. Os seus principais interesses de investigação estão relacionados com a literacia espacial, aprendizagens móveis e contextualizadas e formação de professores.



Materiais: 

Disponíveis no site de apoio reservado aos participantes: